18/06/2019

A Justiça federal concedeu a reintegração de posse ao INCRA e as famílias no Assentamento Rio Uruçuí Preto a 140 km de Bom Jesus. A situação no local ficou tensa desde o dia 05 de junho quando um grupo de posseiros chegaram ao assentamento maquinas pesadas dizendo que eram dono e que iam retomar a área e fazer derrubadas inclusive de casas dos assentados.

Diante dos conflitos várias organizações nacionais, internacionais e locais acionaram os órgãos públicos como DPU (Defensoria Pública da União) MPF (Ministério Público Federal) PF (Polícia Federal). Mesmo diante destes órgãos acionados as famílias tentaram fazer o Boletim de Ocorrência, mais a delegacia de Bom Jesus se negou, o que obrigou recorrer a interversão pessoal do Governador Wellington Dias junto com o Secretário de Segurança Flavio Abreu.

A Diocese de Bom Jesus temendo o pior e, já preocupada com o aumento dos conflitos no campo na região do Vale do Rio Uruçuí Preto convocou as pastorais socias para abrir o diálogo com as forças institucionais a fim buscar de soluções pra conter a violência na região dos cerrados. Segundo Altamiran da Coordenação da Comissão Pastoral da Terra "A solução deste conflito até o momento sem imprevistos maiores, deve a ação conjunta dos órgãos competente. No último sábado o Secretário de regularização fundiária Chico Lucas e representante do Banco mundial disseram que haverá esforço por parte do Banco Camil e do estado em regularização das terras em conflitos”. O Pe. José Adairton disse "não pode haver desenvolvimento excluindo vidas. A vida é centro de tudo”.

Informações da CPT (Comissão Pastoral da Terra)

Imagens da decisão do Juiz Federal.