18/07/2022

Ao final da celebração de encerramento da 15ª Romaria da Terra e da Água, que aconteceu na cidade de Piripiri (755Km), nos dias 16 e 17, foi anunciada e acolhida com festa o anúncio da Próxima Romaria, em sua 16ª edição, que deverá acontecer na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, em nossa querida cidade e sede da Diocese, Bom Jesus, no ano de 2025. A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia esteve representada, em Piripiri, por uma significativa caravana de três ônibus e alguns carros. Os grupos foram incentivados e acompanhados pelos padres Jucélio, Pe. Wellington, Pe. Atenagoras, Pe. Marcos; e Pe. Adairton e Diác. Permanente Altamiran que representaram, também, as Pastorais Sociais da Diocese. Ao final da Romaria e ao receber oficialmente a tarefa de organizar a próxima Romaria, simbolizada na entrega Cruz Peregrina da Romaria, Dom Marcos Tavoni, nosso Bispo Diocesano declarou em entrevista à PASCOM Diocesana: “Nós estamos muito contentes em acolher, hoje, essa tarefa, e a recebemos como quem abraça uma importante Missão. Levaremos essa Cruz acompanhada do mandato do Senhor que convida seus discípulos a segui-lo, mas não sem Cruz, cruz de organização e de anúncio profético. Tenho certeza de que encontraremos muitos cirineus que nos ajudarão nessa tarefa; e que também abraçarão, com o bispo os padres a missão de organizar e levar adiante a próxima Romaria. Com a crise mundial de alimentos que avizinha a humanidade, o Brasil e a nossa Região Sul do Estado do Piauí assumirão um papel de protagonistas na produção de mais alimentos. Seremos ainda mais impactados pelos grandes projetos do Agronegócio que têm suas pautas e reivindicações, justas; e temos, por outro lado, também os povos tradicionais que estão ali instalados desde suas origens e que também têm suas pautas, mais do justas a serem discutidas. Vamos dar consciência e visibilidade à questão, além de tudo aquilo que implica o meio ambiente, água, solo e questões fundiárias. Temos, então, a urgente missão, dentro de um irreversível quadro de progresso econômico, a necessidade de sentar-se à mesa e debater, para que não haja um retrocesso nos direitos já adquiridos pelos povos; e buscar, juntos, soluções e propostas, para que progresso e direitos dos povos caminhem juntos, para que todos ganhem, e tenhamos dignidade e qualidade de vida compatíveis com um desenvolvimento humano e sustentável para todos. Nesse sentido vamos construir, juntos, diálogo, pontes entre nossa região e os poderes públicos, que são os reguladores e detentores dos meios, para que coloquem em prática o exercício do estado em favor do povo, do cidadão, principalmente dos mais pobres e vulneráveis. Neste sentido e missão, abraçamos essa cruz e que o Senhor nos abençoe.” (PASCOM – Bom Jesus-PI – 18/07/2022)