03/03/2017

Portal Kair?s
"Quando cuidamos da cria??o estamos louvando o Criador".

Chamada ao cuidado para com a criação tem estado de maneira mais efetiva no Magistério da Igreja na proposta de uma 'ecologia integral'.

Por Felipe Magalhães Francisco*

Iniciando a Quaresma, a Igreja no Brasil, já há alguns anos, propõe uma reflexão, como convite à conversão, sempre ligada a algum importante tema, de apelo à responsabilidade cristã. Tal cuidado pastoral mostra que o compromisso cristão para com a conversão se dá pontualmente na vida dos discípulos e discípulas de Jesus. A mudança de mentalidade – metanóia – significa, também, uma mudança de comportamento diante do mundo.

De tempos em tempos, a questão ecológica emerge, mostrando a necessidade de nunca perdermos de vista o cuidado para com a criação. É nesse horizonte que o tema da Campanha da Fraternidade desse ano é “Biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema bíblico: “Cuidar e guardar a criação”.

Como realidade necessária de reflexão, a questão ecológica também tem estado muito presente no discurso de Francisco, o papa. Na proposta de uma “ecologia integral”, a chamada ao cuidado para com a criação tem estado de maneira mais efetiva no Magistério da Igreja. Quando cuidamos da criação, o que inclui o cuidado de nós mesmos, estamos louvando o Criador, Senhor de todas as coisas.

A busca pela integração do ser humano com a natureza é uma questão antiga, mesmo que com conotações bem diversas das que temos atualmente, com a mudança no paradigma da compreensão do mundo. Voltar aos relatos bíblicos da criação é oportunidade de perceber o verdadeiro lugar do humano diante da obra de Deus, o Criador. É o que nos propõe o artigo Encheu-se a terra com vossas criaturas e que sabedoria em todas elas!, da Profª. Dra. Ir. Aíla Pinheiro.

Para nos ajudar a refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade do presente ano, e seu apelo à conversão, o artigo O bioma nosso de cada dia, do sociólogo Frederico Santana Rick, propõe uma linha temática com a preocupação ecológica, por parte da Igreja no Brasil, mostrando a candência desse tema para nossa atualidade. Trazendo como exemplo o bioma Amazônia, ele nos propõe uma importante reflexão sobre os problemas que colocam todos os biomas brasileiros em constante ameaça.

Toda essa reflexão precisa estar atenta aos acontecimentos reais que tocam o cotidiano de nossos biomas. É o que faz o artigo Um olhar estrangeiro, da Ms. Sandra Regina de Sousa, missionária na Amazônia. No artigo-relato, a autora propõe um olhar crítico para a realidade das populações da Amazônia, mostrando a importância do cuidado e da conscientização constante de todos e todas.

*Felipe Magalhães Francisco é mestre em Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Coordena a Comissão Arquidiocesana de Publicações, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015)

Fonte: Site Dom Total

Por: Pascom Diocesana