20/08/2019

Neste domingo dia 18 de agosto de 2019, a cidade de Bom Jesus-PI mais precisamente no Santuário do Bom Jesus da Boa Sentença, com presença Bispo Dom Marcos Antônio Tavoni, do Reitor do Santuário Padre José Valdo Saraiva e presença dos fiéis paroquianos e de comunidades do interior, celebrou-se Missa em Ação de Graças pelos 89 anos de idade do Padre João.

Nesta celebração foi possível manifestar e receber o carinho do Bispo, do Pároco e da comunidade e pessoas advindas dos interiores. Momento de gratidão pelos serviços pastorais às comunidades longínquas dos interiores da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia.

Houve também partilha de café da manhã e bolo para parabenizar o querido por todos Padre, que reside atualmente no Povoado Santa Fé, localizado a 120 Km da Zona Rural de Santa Filomena e presta relevantes serviços junto aquela comunidade e toda a região do Riozinho. Apesar da idade já um pouco avançada, o Padre João Myers consegue percorrer muitos das dezenas de localidades que sempre percorreu durante toda a sua história aqui no Brasil, mais especificamente na região de Santa Filomena, dando suporte também as comunidades dos interiores de Bom Jesus e Currais, como a Comunidade Riozinho, Barra do Correntinho, entre outras.

HISTÓRICO DA ATUAÇÃO DE PADRE JOÃO NO BRASIL

Aos 29 anos Padre João recebeu o chamado do superior para servir a Deus em outras terras, no caso o Brasil. Foi um dos primeiros Redentoristas que aqui chegaram em 07 de maio de 1960,  primeiramente no Rio de Janeiro, a bordo do navio S. S Uruguay Star vindos da Irlanda, via Londres, três dos primeiros Missionários Redentoristas. Eram eles: Padres João Myers, Miguel Kirwan e Tiago McGrath.  De início, também trabalhou com processo de alfabetização, na Bahia, onde mais de 90% da população que conhecia não sabia ler nem escrever. Ele relata com empolgação como conseguiu o apoio de letrados, pessoas que assumiam o chamado para colocarem seus dons a serviço do povo. E desde de 02 de agosto de 1978 na circuncisão eclesiástica da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, o padre irlandês John Antunes Myers (conhecido como padre João), é conhecido por sua forma carismática de lidar com seus trabalhos e relacionamentos com as comunidades nas quais já passou.

Um dos primeiros missionários que ainda vive no Brasil, Padre Myers, atualmente com 89 anos de idade, desde o princípio identificou-se muito com o sertão. O mesmo vive na zona rural do município de Santa Filomena, no sudoeste do Estado, onde, apesar da idade avançada, ainda desenvolve seu trabalho pastoral e presta relevantes serviços à Comunidade Santa Fé, fundada por ele há mais de 30 anos.

Texto e fotos: Tatiano (Pascom)