22/11/2022

Com a alegria e a força do Espírito Santo, que brotam do envio de uma Igreja em Saída, Dom Marcos Antonio Tavoni retornou do 18º CEN - Congresso Eucarístico Nacional realizado no Recife. Chegou trazendo a todos os Diocesanos e Diocesanas a proximidade do Papa Francisco, pelo abraço transmitido, no Final do Encontro, por Dom Antonio Marto, Bispo Emérito de Fátima e Liria (Portugal) e Delegado Pontifício enviado para acompanhar o Congresso.
As atividades do Congresso transcorreram no Período de 11 a 15 de novembro. Compareceram ao Congresso mais de trezentos bispos e diversas caravanas, de todas as partes do Brasil.
Dom Marcos Antonio Tavoni foi acolhido pelo Pe. Nildo e comunidade Paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no Bairro Mostardinha, Vigariato São Paulo, na Arquidiocese do Recife.
Na paróquia acolhedora, a partir o texto base e iluminado pelo tema e Lema do Congresso: “Pão em todas as mesas” e “Partiam o pão com alegria e não havia necessitado entre eles”,  Dom Marcos realizou catequese pública intitulada “Eucaristia: Mistério Pascal, Banquete do Sacrifício do Senhor e Mesa de Comunhão”; celebrou missas e ao final da acolhida presidiu Missa Solene com Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Um dos pontos altos do 18º CEN, foi o gesto concreto da instalação de uma instituição de acolhida de moradores de rua no centro da Cidade do Recife, e que recebeu o nome de “Casa do Pão”, em alusão ao tema do Congresso: “Pão em todas as Mesas”.
Em Bom Jesus do Gurguéia a Diocese acompanhou o Congresso eucarístico Nacional realizando, paralelamente, um Cerco de Jericó Diocesano (Projeto Diocesano “Abraço do Pai”) que terminou celebrando o Dia Mundial dos Pobres. Os sete dias de oração e missão solidarias foram organizados pela RCC Diocesana (Renovação Carismática Católica) e pelas Pastorais Sociais Diocesanas.
Nosso Bispo Diocesano, Dom Marcos Tavoni, agradecido à Igreja de Olinda e Recife pela organização do Congresso e pelas ações na Diocese, comentou:
“Estou feliz por retornar do Congresso, animado e muito agradecido a Arquidiocese do Recife e a seu Pastor, Dom Fernando Saburido pela organização do Encontro que primou pela profundidade do assunto e organização e brilhou por sua simplicidade e testemunho de fé e caridade. É muito gratificante poder contemplar esse espírito de unidade e de comunhão existente em nossa Igreja, a Unidade dos Bispos da CNBB e a Comunhão de toda Igreja no Brasil, muito bem expressa nas atividades de oração e de solidariedade de nossa Diocese, que nesse tempo acompanhou o Congresso Eucarístico Nacional, no seu sentido espiritual e social, realizando Adoração e ao mesmo tempo Caridade. A Mesa da Eucaristia só tem sentido quando se torna extensão da mesa do irmão que sofre sem comida. O Cristo Jesus presente no ostensório é o mesmo que se apresenta no pobre que bate à nossa porta.  Nosso culto não pode ser apenas intimista, pessoal-individual, deve traduzir-se em gesto concreto, que brote do coração e ajude o irmão mais pobre”.
(PASCOM – Bom Jesus-PI)