20/05/2021

Diante das várias manifestações de repúdio e críticas que vem recebendo, indevidamente, pelo corte das árvores da Praça da Catedral, acontecido na última segunda-feira, dia 17/05, a Cúria Diocesana de Bom Jesus do Gurguéia esclarece à população. A Diocese é proprietária de todo o conjunto que envolve a Praça, Catedral, Residência Episcopal e Espaço entorno, mas não é responsável pelo passeio público e administração dos jardins da Praça da Catedral que são mantidos pelo Poder Publico Municipal e que, portanto, não foi a responsável e nem influenciadora ou incentivadora do corte das árvores. Ao contrário, a Diocese se coloca também ao lado dos que se manifestaram indignados; e é solidária aos moto-taxistas e população, em geral, que perdeu a sombra de suas árvores. Reconhece, também, indignada, a falta de sensibilidade no manejo com as árvores que não sofreram poda, mas sim foram decepadas, quase extintas, e em época inviável, no início de um verão. Reconhece o esforço do poder público em procurar reparar os danos da falta da sombra, instalando pequenas tendas coloridas, mas que, infelizmente, não reparam o esplendor da beleza e muito menos o refrigério que traziam as belas árvores. E Finaliza destacando, que em época de defesa universal do meio ambiente, somos todos chamados a colaborar com o nosso Planeta, nossa “Casa Comum” e evitar degradações, como tanto nos tem insistido e exortou o Papa Francisco, em sua Carta Encíclica Laudato Si.

Diocese de Bom Jesus do Gurguéia – 20/05/2021 (Pascom-Bom Jesus-PI)