26/11/2019

Nesta segunda-feira (25) representantes das de várias comunidades da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia que estão em situações de conflito tiveram encontro com o Defensor Público Geral do Estado.

Os representantes foram acompanhados pelo agente da CPT (Comissão Pastoral da Terra) Altamiram Ribeiro e Francisco José. O objetivo era reivindicar a defesa gratuita nos processos judiciários.

Os conflitos agrários tem intensificado nos região dos cerrados, em meio aos conflitos tem muita gente pobre que não dispõe de condições para arcar com uma assessoria jurídica. Nesta segunda-feira (25) de novembro várias comunidades representadas pelo Coletivo Povos e comunidades tradicionais do cerrado estiveram em Teresina para uma audiência com a DPE (Defensoria Pública do Estado) e a DPU (Defensoria Publica da União) para buscar assessoria jurídica destes órgãos na defesa dos direitos coletivos das comunidades em coletivo. A Comissão Pastoral da Terra acompanhou os representantes do Coletivos nestas audiências, e tem feito um trabalho de interlocução entre as comunidades e os órgãos públicos.

É bom lembrar que o clima de tensão pelos conflitos agrários tem aumentado cerrado, com várias violações de direitos coletivos e individuais das comunidades.

A comitiva foi recebida pelo defensor geral do estado Dr. Erisvaldo Marques dos Reis e o Dr. Igo Sampio da Defensoria dos Direitos humanos, a comitiva também foi recebida pelos defensores federais Dr. André e Dr. Benoni.