08/10/2022

Nesta última quarta-feira, dia 5, aconteceu a primeira reunião em função da implantação de futuras paróquias na Cidade de Corrente – Região Sul da Diocese. O encontro foi acolhido na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Corrente, pelos Padres Mercedários que ali atuam desde os inícios da Comunidade.

Esta primeira reunião teve como objetivo articular os primeiros passo na direção da organização das estruturas necessárias para futuras paróquias e isto se dará, num primeiro momento, com a criação das chamadas Diaconias Territoriais.

A intenção da criação de mais duas paróquias no Município de Corrente, foi anunciada por Dom Marcos Tavoni, durante sua homilia, em Missa Solene celebrada no dia, 7/8, posse canônica do Pe. Alcineide, como terceiro Pároco da Paróquia Divino espírito Santo, no Bairro nova Corrente.

Estiveram presente nos debates sobre o assunto, o Bispo Diocesano, Dom Marcos Tavoni, Pe. José Dino (Chanceler), Pe. Alcineide (Paróquia Divino Espírito Santo), Pe. Frei Oliveira; Pe. Frei Carlos; Pe. Frei Osmar; Pe. Frei Gersoneide (Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e Diáconos Permanentes Francisco; João Paulo e Moaci.

Foram pautados os seguintes assuntos:

1. A instituição do Diaconato na Diocese

2. A definição de Diaconia Territorial e a sua natureza

3. Administração e Pastoralidade (Funções)

4. Implantação. Conscientização (Clero, Leigos e sociedade)

5. Configuração geográfica – Documentação. Limites e Comunidades

6. Cronograma de implantação

As Diáconias Territoriais são regiões delimitadas, geograficamente, como áreas missionárias, o que se equipara, no Direito Canônico, a uma área pastoral, ou mais precisamente à uma “quase paróquia”. Como o próprio nome explica, trata-se de “Diaconia” por que é Coordenada, pastoralmente e administrativamente, pelo Diácono ligado diretamente ao Bispo e assistida por uma Padre, Diretor Espiritual, não residente no território.

No caso de Corrente o objetivo é a Criação de duas Diaconia Territoriais, uma no Bairro Sincerino (Comunidade Nossa Senhora das Mercês) e outro no Bairro do Aeroporto (Comunidade Santos Anjos), na intenção de criar estruturas para novas paróquias.

Concluída a reunião, decidiu-se pôr em prática a elaboração da carta geográfica das Diaconias, definindo os limites e comunidades de cada Diaconia, a nomeação dos responsáveis e partir para a segunda fase, conscientizar as comunidades.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)