18/12/2024
O Tempo do Advento marca para nós o início de mais um ano litúrgico e nos prepara para o Natal do Senhor.
No ano que se aproxima, 2025, a Igreja nos traz a alegre notícia de um novo Jubileu, festa celebrada somente a cada 25 anos. Será o Jubileu da Esperança, refletiremos sobre esta virtude teologal, indispensável, que anima nossos corações na travessia da vida, nos impulsiona para o encontro com o Senhor e, desde já, nos torna participantes do seu Reino definitivo.
No dia de Natal, o papa Francisco, em atitude de Pai e Pastor, abrirá, em Roma, a Porta Santa do Jubileu e em todo mundo, os bispos, em comunhão com ele, repetirão o mesmo gesto. É o Jubileu que evoca a perseverança, a confiança, a certeza futura que devolve aos corações, entristecidos, novamente, a alegria de viver.
O subsídio “Novena de Natal” elaborado, com carinho, pelo nosso Regional Nordeste 4 da CNBB, quer reforçar a atitude orante, disposta, para este ano de 2024, em preparação para o Jubileu de 2025. A Novena quer ser um tempo bonito, em que somos convidados a alargar a tenda dos nossos corações, para acolher Jesus em espírito e a abrir as portas de nossas casas, para acolhê-lo na presença dos irmãos; reunir a família, os vizinhos e amigos; ouvir, meditar e partilhar, da Palavra de Deus e da vida, formar comunidade.
Passados muitos anos da vinda de Jesus, a humanidade segue, ainda, por caminhos conturbados, um mundo cercado de guerras e incertezas; uma sociedade envolvida nas trevas da injustiça e contaminada por uma cultura de múltiplas formas de violência contra a vida.
Confiantes, queremos viver e manifestar a nossa fé, seguir como Igreja, em sinodalidade, unidos ao nosso Papa e aos nossos bispos, buscando, cada vez mais, caminhos de luz, na construção de um mundo mais humano e fraterno.
Cheios da alegria que vem do alto, como os Reis Magos guiados pela estrela, acorramos ao presépio; ao lado de Maria e José, e dos humildes pastorinhos, queremos depositar nossa confiança na única e verdadeira Esperança, que não frustra e nem decepciona (Rm 5,5), acolher Jesus, nossa ESPERANÇA de salvação.
Dom Marcos Antonio Tavoni
Bispo de Bom Jesus do Gurguéia e
Referencial Regional da Pastoral Litúrgica