07/05/2019

Na manhã desta terça-feira (07) durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência dos Nacional dos Bispos dos Brasil), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a Celebração Eucarística foi em sufrágio pelos bispos falecidos desde a última Assembleia do ano passado.

Os bispos das Dioceses que tiveram bispos falecidos neste período, entraram com uma vela, lembrando da páscoa destes irmãos que doaram suas vidas pela missão da Igreja. Dentre os quais, Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia, também entrou com uma vela, pois no dia 28 de abril de 2018, faleceu Dom Ramón Lopez Carrozas que esteve a frente da Diocese por mais de 20 anos.

Dom Ramón nasceu no dia 31 de agosto de 1937 em Sarria (Lugo-Galicia) – Espanha pertence à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fez seus estudos Filosóficos e Teológicos no Mosteiro Mercedário de Poyo Pontevedra – Espanha. Sua ordenação Sacerdotal foi em abril de 1960, Mosteiro Mercedário de Poyo. Fez mestrado em Teologia Dogmática em Salamanca 1961 – Espanha. Chegou ao Brasil em 03 de fevereiro de 1967. Trabalhou no Piauí, na evangelização e na Educação, 1967 – 1972. Pároco no Rio de Janeiro, Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, 1972 -1979. Ordenação Episcopal pelo Papa João Paulo II em Roma, 27 de maio de 1979. Bispo Auxiliar na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, 1979 – 1989. Bispo titular de 1989 a 2014 quando Dom Marcos Antonio Tavoni foi eleito para Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Dom Ramón faleceu no dia 28 de abril de 2018.

Continuemos acompanhando nossos bispos com nossas orações, para que todas as decisões tomadas nesta Assembleia apontem o melhor caminho para que a Igreja possa realizar a missão a ela confiada.