12/12/2019

- Padre Claudinei Souza da Silva

Dia 8 de dezembro na Paróquia Menino Jesus de Praga aconteceu a solenidade de encerramento do primeiro ano letivo da Escola Diaconal São Filipe. A Escola Diaconal é Diocesana e conta com dez Aspirantes ao Diaconato Permanente, sendo dois da Cidade de Bom Jesus, um de Cristino Castro, um de Santa Luz, dois de Parnaguá, três de Corrente e um de Cristalândia. O Diretor responsável é o Padre Claudinei Souza da Silva, Especialistas em Sagradas Escrituras e Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e a Direção Geral é de nosso Bispo Dom Marcos Antonio Tavoni. Durante esse ano de 2019 foram estudados pelos Aspirantes as seguintes disciplinas: Bíblia, Eclesiologia, Catequese, Mariologia, Concílio Vaticano Segundo, Documentos da CNBB, Documentos do Papa e da Igreja, Diretrizes da Igreja, Espiritualidade, Liturgia e o Caticismo da Igreja Católica. Os estudos se deram a cada primeiro final de semana de cada mês iniciando em março e terminando em dezembro de 2019. Para o próximo ano está previsto o início em fevereiro com o encontro do Bispo com os Aspirantes e suas famílias. Possivelmente ao final de 2020 acontecerá em nossa Diocese a Ordenação Diaconal destes Aspirantes.

 

Diácono São Filipe

 

Filipe, o Evangelista, foi um dos sete homens escolhidos como diáconos da igreja de Jerusalém (At 6,1-6). Devido à perseguição contra a Igreja liderada por Saulo de Tarso após o martírio de Estêvão, Filipe estava entre os cristãos que se dispersaram, fugindo de Jerusalém para regiões da Judéia e Samaria. Em Samaria, Filipe se destacou na evangelização. Durante sua pregação do Evangelho, muitos milagres ocorreram e demônios foram expulsos (At 8,7). Então, houve grande alegria naquela cidade, e muitas pessoas foram batizadas (At 8,12). As notícias do trabalho evangelístico realizado por Filipe chegaram até os Apóstolos em Jerusalém, que acabaram enviando para lá Pedro e João (At 8,14).

Mais tarde, Filipe, seguindo a ordem de um anjo do Senhor, partiu em direção ao sul, para a estrada que desce de Jerusalém a Gaza. Ali, ele encontrou um eunuco etíope, a quem orientou acerca da fé em Jesus, anunciando o Evangelho de Cristo explicando uma passagem do livro do Profeta Isaías. Após batizar o eunuco, o Espírito do Senhor arrebatou repentinamente Filipe, de modo que o eunuco não o viu mais. Filipe então foi arrebatado pelo Espírito até Azoto, onde anunciou o Evangelho em todas as cidades, até chegar a Cesaréia (At 8,26-40). Nossa Escola Diaconal tem então o nome de São Filipe em homenagem a esse que deu seu sim a serviço da palavra e do serviço em comunhão com os apóstolos.

 

O Diácono Permanete

 

O ministério eclesiástico, que é o ministério dos homens dedicados ao serviço de Deus, compreende três diferentes graus do sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Dois destes graus participam ministerialmente do sacerdócio de Cristo: a ordem episcopal, correspondente aos bispos, e a ordem do presbiterado, correspondente aos padres.

A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo "sacerdote" designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos. No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo (At 6,1-6).

Diakonia é a palavra grega que define a função dos diáconos. Esta palavra significa serviço, e é de tanta importância para a Igreja, que se confere por um ato sacramental chamado "ordenação", ou seja, pelo sacramento da Ordem.

 

Mas qual é o serviço que os diáconos prestam à Igreja?

 

"Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('caráter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez 'diácono', isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade." (Catecismo da Igreja Católica, 1570)

Um diácono pode batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos com o viático, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar nem administrar a unção dos enfermos.

Com tudo o que ele pode fazer, sua ajuda é importantíssima, especialmente na época atual, na qual faltam tantas pessoas para ajudar os padres em suas tarefas.

Enquanto os sacerdotes ordenados da Igreja latina são geralmente escolhidos entre homens crentes que vivem como celibatários, ou seja, que não se casam e que têm o propósito de guardar o celibato pelo Reino dos Céus, os diáconos podem se casar.

Este diaconato permanente é um enriquecimento importante para a missão da Igreja. Dessa forma, os homens casados que se dedicam a ajudar a Igreja por meio da vida litúrgica, pastoral ou nas obras sociais e caritativas podem se fortalecer recebendo a ordem do diaconato, unindo-se mais intimamente ao altar, para cumprir seu ministério com maior eficácia, por meio da graça sacramental do diaconato.

Assim, a Igreja Católica, como na parábola do homem que tira algo novo e velho do seu tesouro, está sempre oferecendo formas novas de entrega em sua tarefa de ajudar a humanidade inteira.