23/12/2023

As Diocese de São Raimundo Nonato e de Bom Jesus do Gurguéia, dioceses co-irmãs, que no passado formavam a imensa Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia, somadas aos Frades Mercedários e seus fiéis, celebramram a conclusão da fase diocesana do Processo Canônico para a Beatificação e Canonização de Dom Inocêncio López Santamaria, Religioso Mercedário e terceiro Bispo Prelado, cuja vida foi marcada pelo zelo pastoral e dedicação aos pobres. O Evento aconteceu na Catedral de São Raimundo Nonato e foi marcado de dois significativos momentos, a Conclusão do Processo Canônico e a Missa de Ação de Graças. Estiveram presentes os signatários do Processo: o Postulador Geral da Causa, Frei Reginaldo Roberto; o Juiz Delegado da Diocese, Pe. Alaércio Sousa e o Promotor, Pe. Edilson dos Santos. A Cerimônia de Conclusão foi conduzida pelo Notário da Causa, Dr. Ronaldo Frigini, sempre acompanhado do eficiente auxílio de sua esposa, Sra. Ana Lúcia. Seguindo o cerimonial, após a formação da Mesa, presidida pelo bispo Diocesano de São Raimundo Nonato, Dom Ronilton Souza Araújo e composta pelos signatários do Processo, procedeu-se ao rito canônico de encaminhamento da documentação ao Dicastério da Causa dos Santos, em Roma. Houve a leitura das atas do “ato em si”, o envelopamento e a lacração de dois volumes, contendo, aproximadamente, 4 mil páginas, cada um, a serem encaminhados, um à Roma e outro, uma cópia, preservado na Cúria Diocesana. O rito da lacração, inédito aos olhos leigos da Igreja, seguiu antiga tradição da Igreja e foram utilizados cera virgem derretida, carimbos selos e imposição de assinaturas, o que causou surpresa e encantamento nos fiéis. Na sequência do Ato Canônico, celebrou-se a santa Missa, em ação de graças pela etapa conclusiva e nova fase do Processo. A Missa foi presidida por Dom Ronilton Souza Araújo e concelebrada pelos bispos, Dom Edivalter Andrade, Bispo Eleito de Parnaíba e Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. Em sua homilia Dom Ronilton deu destaque às principais virtudes de Dom Inocêncio e falou de sua admiração, pelos fatos de sua vida, que aos poucos, desde que assumiu a Diocese, vem descobrindo, através de escutas e leituras bibliográficas. E falou, ainda, da paz e serenidade que lhe causam contemplar as representações do Servo de Deus, em fotos e pinturas. Estiveram, presentes, entre os já mencionados clérigos, Frei Pe. Jhon Londerry, Provincial Mercedário no Brasil e Frei Pe. Mário Salas, Provincial do Chile; muitos Padres da Diocese de São Raimundo Nonato e de outras localidades; várias irmãs religiosas, entre elas as Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil, Congregação Religiosa Feminina, fundada por Dom Inocêncio. No final da celebração Dom Marcos e Dom Edivalter partilharam da alegria do momento e do seu significado para toda a Igreja do Piauí. Dom Marcos Antonio Tavoni, nosso Bispo Diocesano, expressou a gratidão por estar presente e participar das etapas do processo diocesano, da sua abertura, em 2016 e, agora, em 2023, do seu encerramento. Ele deu seu testemunho, pessoal, da referência que se tornou Dom Inocêncio, para o seu ministério, desde os inícios, e que o acompanha, sempre, nas suas atividades missionárias. Dom Marcos assumiu, em nome da Diocese de Bom Jesus, o compromisso, em conjunto com a Diocese de São Raimundo Nonato, das celebrações das missas, todos os “dias 9” de cada mês, na intenção da causa de Beatificação de Dom Inocêncio. Acompanhou Dom Marcos, em São Raimundo Nonato, uma caravana representativa da Diocese de Bom Jesus, composta de funcionários da Cúria Diocesana, Religiosas e outros, leigos e leigas, ligados à Fraternidade Mercedária. (PASCOM – Bom Jesus-PI)