25/05/2024

Com a inauguração da Lanchonete instalada no Primeiro Bloco do Centro Pastoral Diocesano “São Pedro Nolasco”, vai se formando uma parceria entre o Grupo que locou o ponto e a Diocese de Bom Jesus; e, futuramente, poderão prestar serviços a todo o Complexo Pastoral, para os eventos, encontros, reuniões pastorais, além da prestação de serviço e comércio à Comunidade em geral.

Ao ser indagado sobre os atrasos para a utilização do Centro e quanto à uma possível data para a sua reinauguração, Dom Marcos informou que a conclusão está prevista para o final do primeiro semestre, e que os atrasos são devido à falta de mão de obra nas várias fases da reforma.

A Equipe da PASCOM quis saber, também, do Bispo, informações sobre o processo judicial de desocupação do bloco que, atualmente, é ocupado pelo Hotel Familiar, e quando voltará para a Diocese este espaço que tanto faz falta para abrigar os participantes dos encontros, retiros, atividades sociais e demais eventos da Igreja.

Dom Marcos informou que o processo retornou da Segunda Instância, do TJ – Tribunal de Justiça em Teresina que, através do Desembargador Dr. José James, que expediu uma liminar favorável ao “desagravo de instrução” encaminhado pelos nossos novos Advogados, contratados em Brasília, os mesmo que atuam para a CNBB.

Declarou Dom Marcos Tavoni:

“Agora o Processo voltou para Bom Jesus e estamos no aguardo da manifestação do Sr. Juiz. Nossos advogados encaminharam o saneamento da questão e estamos rezando para que possa valer o princípio da razoabilidade dos prazos processuais e as coisas, para o bem de todos, se resolvam o mais breve possível, pois precisamos preparar o prédio para o Evento de 2025, a Romaria da Terra e da Água do Piauí, que vai atrair milhares de visitantes. Vamos rezar pelo nosso Juiz Dr. Elvio Ibsen Barreto de Souza. Imaginemos, quantas atribuições e tribulações não enfrenta um Juiz. Vamos rezar muito para que Deus lhe dê sabedoria, que ele possa julgar com equidade, nosso caso, que é em favor dos pobres; que Deus o livre das más influências espirituais que cercam as mentes. Esse caso do Hotel Familiar já se tornou uma pedra de tropeço na vida da Diocese. Não sabemos dizer ou explicar por que tanto atraso para o desfecho dessa história que, no meu leigo entendimento, seria tão simplista de se resolver, do ponto de vista jurídico. Talvez teremos que rezar mais, e em voz alta. Acho que temos rezado pouco. Quando rezamos com força, os demônios, como no tempo de Jesus, saem pra fora, aparecem. Não sabemos o que é que amarra tanto esta questão, parece que há uma espécie de força do mal que age contra o bem, só pode ser uma influência, um peso nada benigno, mas também nada que para nós não seja novo, no campo espiritual. Vamos rezar com fé! Convidar nosso povo à oração, para que Deus nos faça justiça.”.

A Equipe da PASCOM vai preparar uma matéria esclarecedora e detalhada da história de 20 anos de ocupação do prédio pertencente à Comunidade Católica.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)