05/05/2019

Os bispos de todo o Brasil se reúnem de 01 a 10 de maio de 2019, em Aparecida-SP, para a décima 57a. Assembleia Geral da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Entre eles está do nosso Bispo Diocesano Dom Marcos Antônio Tavoni e os demais bispos (8) do Piauí que compõem o Regional Nordeste IV, da CNBB.

Este ano o tema central da Assembleia são as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para o quinquênio 2019-2023. Outro fato que torna essa reunião bastante importante é o de se tratar de uma assembleia eletiva, onde são eleitas as várias comissões, para os mais diversos serviços pastorais, e a nova Presidência da Entidade.

A novidade, para essas eleições, é que uma mudança nos Estatutos da CNBB permitirá a escolha de dois Vice-presidentes. A mudança foi justificada pela grande demanda de atribuições e necessidade de representatividade, na ausência do Presidente.

AS NOVAS DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA (DGAE) 2019-2023

Objetivo geral: Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades e eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da casa comum e testemunhando o Reino de Deus, rumo à plenitude.

confirmados pelo Espírito Santo, em Pentecostes, os apóstolos começaram anunciar, fiéis ao mandado recebido e confirmaram a outros a mesma missão: "Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!" (Mc 16,15). Essa responsabilidade missionária chega até nós.

As DGAE tiveram início com o mandato do Papa João XXIII. Elas têm avançado sempre nesse processo. As novas DGAE serão sempre uma bússola, mantiveram as mesmas urgências e continuaram inspirando o planejamento da pastoral de Conjunto das nossas Igrejas particulares.

As DGAE convidam todas as comunidades eclesiais a abraçarem e vivenciarem a missão como escola de santidade (Papa Francisco, para os bispos do Brasil, JMJ 2013), uma "casa", "construção de Deus" (1Cor 3,9), um "lar", uma "família".

Ninguém pode ficar indiferente ou alheio, porque cada qual é uma pedra necessária na construção dessa "casa".

A comunidade eclesial missionária é sustentada quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. Em cada um deles, às urgências anteriores são reagrupadas e permanecem mostrando a sua atualidade.

Palavra - Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica;

Pão - Liturgia e espiritualidade;

Caridade - Serviço à vida plena;

Ação Missionária - estado permanente de missão.

Portando, as novas DGAE, "Tratam-se de pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e alegria que eles são capazes de suscitar. Porque, sem alegria, não se atrai ninguém.". (Guia mês Missionário extraordinário. Ed. CNBB, 2019, p 9).

Rezemos todos por nossos bispos e pelo futuro da Igreja no Brasil.

(Pascom Bom Jesus, 05/0/2019).