21/05/2019

Aconteceu de 16 a 18 de maio na Comunidade Barra do Correntino, município de Bom Jesus, o primeiro encontro das Comunidades Indígenas do sul piauiense. O evento contou com a organização do Movimento Indígena do Piauí em parceria com a Universidade Federal do Piauí, CPT (Comissão Pastoral da Terra) da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, DPU (Defensoria Pública da União) e FUNAI.

O encontro teve como objetivo de reconhecimento dos Povos e Comunidades consideradas extintas no processo político/geográfico do Piauí. Como consequência do encontro esses povos e comunidades são estimulados a sua auto-organização e a busca das políticas públicas voltadas para o índio e o fortalecimento de suas lutas no embate aos impactos dos grandes projetos.

Para Altamiran Ribeiro, Coordenador Regional da CPT: “o encontro foi um momento importante pois visa a garantia da existência dos povos considerados dizimados, bem como, a recuperação dos seus modos de vida tradicionais, com relação a terra, a água, ou seja, com o meio em que vivem, obrigando o Estado a reconhecer a existência das comunidades indígenas no cerrado”.