29/11/2022

A primeira JMJ Diocesana – Jornada Mundial da Juventude à nível Diocesano, aconteceu sábado e domingo, 26 e 27/11, em Monte Alegre do Piauí, Região Pastoral Oeste da nossa Diocese.
O encontro foi um verdadeiro sucesso de participação e nem mesmo a chuva, que acompanhou o encontro o tempo todo, foi obstáculo para a concretização da Jornada que conseguiu reunir quase 500 jovens das mais diversas partes da Diocese.
Durante os dois dias a programação foi intensa, com uma belíssima abertura de oração e dinâmica celebrativa, Via Sacra Jovem, Palestra Motivacional (Assessoria de Psicóloga); presença dos padres, com atendimento de confissões; Adoração ao Santíssimo Sacramento; noite cultural com a Banda “RetroviSom” tendo à frente como vocalista o Pe. Edgardo Zagada (Paróquia São Pedro Apóstolo – Bom Jesus); e teve destaque a participação de Dom Marcos Tavoni que realizou com os jovens uma roda de conversa, perguntas e respostas, o “Bate-papo com o Pastor” e desenvolveu catequese sobre o “Discernimento Vocacional e o seguimento de Jesus o Bom Pastor”.
Os jovens foram acolhidos pela comunidade de Nossa Senhora de Fátima, alojados em colégios e fizeram refeições comum no Centro de Formação Paroquial.
A JMJ é uma iniciativa que Dom Marcos trouxe de Roma, como proposta do Conselho de Leigos e da Família, por ocasião de sua Visita Ad Limina, realizada no mês de maio; e foi promovida pelo Setor Juventude e COMID (Referenciais Diocesanos Pe. Jefferson e Pe. Zorenilton).
A JMJ Diocesana marcou o início do Ano Nacional Vocacional na Diocese, reavivando a juventude, despertando o discernimento e fortalecendo os laços de pertença, com o tema:  "Corações ardentes, pés a caminho" (cf. Lc 24,32-33).
A Jornada da Juventude, em Monte Alegre, teve seu enceramento com Missa Solene de envio, abertura do Tempo do Advento e lançamento oficial do Ano Nacional Vocacional, na Diocese. Foi presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni e concelebrada pelos Padres Zorenilton, Pároco do Lugar e Referencial do COMID; Pe. José Valdo, Gilbués; Pe. Jucélio, Avelino Lopes; Pe. Alcineide, Corrente; Pe. Atenagoras, Redenção do Gurguéia; Pe. José Marcos, Morro Cabeça no Tempo, Pe. Márcio Reis, Santa Filomena e Pe. Jefferson, São Gonçalo do Gurguéia e Referencial Diocesano da Juventude.
A sede da próxima JMJ Diocesana será definida na primeira Reunião do Clero de 2023, no mês de março.
(PASCOM – Bom Jesus)