08/05/2019

Sobre o assunto: "Foi-me solicitado pela Assessoria de Comunicação da CNBB, uma entrevista, em forma de perguntas e respostas, escritas, sobre os impactos dos grandes projetos de mineração no estado do Piauí. Devolvi as perguntas respondidas somente ao que correspondia à nossa região, o sul do Piauí. Procurei fazê-lo relacionando o assunto ao tema da Campanha da fraternidade de 2019 que trata do assunto "políticas públicas". 

No meu artigo, original, deixo bem claramente pontuado os benefícios e prejuízos aos atingidos; e procurei demonstrar que os problemas são gerados, justamente, pela ineficiência do estado e a falta de políticas públicas sérias, para tudo; e da quase inexistência da presença do estado. Terminei o artigo lembrando que a única e verdadeira Política se dá no seio das Comunidades Cristãs, na Igreja ela se concretiza.

As nossas paróquias são o ponto de encontro, de convergência da fé e da cultura de duas regiões que se fundem, a dos sulistas e piauenses. Infelizmente, o jornalista não considerou a temática da Campanha da fraternidade e focou apenas nos problemas do Campo, desrespeitando o texto, deixando lacunas e levantando dúvidas e suspeitas que surpreendeu a todos e também a mim. Pedi os devidos esclarecimentos e explicações ao jornalista.

Explicações estas que vamos reproduzir e na sequência publicar o artigo original, em sua íntegra. Espero que na sua originalidade o artigo traga a todos uma serena reflexão e nos leve a unirmos forças para lutar por uma melhor regionalização dos serviços públicos e à trabalharmos pelo bem comum, de todos.", objetou Dom Marcos Tavoni.

Veja o print do diálogo de esclarecimento, o artigo publicado no Site da CNBB, a publicação do Site Domtotal e o artigo original de Dom Marcos, sem cortes. Isso nos oferece a oportunidade de tirar dúvidas e formar opinião própria. Demonstra, também, o zelo e o carinho de nosso Pastor pela Região. 
A Coordenação da Pascom Bom Jesus agradece sua compreensão.

http://www.cnbb.org.br/bispos-prepararam-sete-rotas-de-visita-as-comunidades-afetadas-por-grandes-projetos-de-agronegocio-e-mineracao-na-regiao-do-matopiba/

https://domtotal.com/noticia/1349452/2019/04/bispos-prepararam-visita-as-comunidades-afetadas-por-projetos-de-agronegocio-e-mineracao/