18/09/2023

Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, esteve em nossa Capital. O representante do Santo Padre permaneceu em Teresina três dias, chegou na quinta-feira, dia 14, e partiu no sábado, dia 16. Dom Giambattista em sua estadia, realizou a missão específica de imposição do Pálio ao novo Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva. O Pálio (objeto litúrgico) foi recebido por Dom Juarez pelas mãos do Papa Francisco, em cerimônia realizada em Roma, e trata-se de um Cordão de lã de Cordeiro que envolve o pescoço do celebrante; um sinal distintivo dos Arcebispos, e representa o Pastor que carrega suas ovelhas nos ombros. O Senhor Núncio se reuniu com os bispos do Regional, visitou o Carmelo e os Seminários. "Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de agosto de 1981, pelo Bispo de Ragusa, Ângelo Rizzo. Esteve na Universidade de Catânia onde é mestre em Direito Civil; na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, onde é doutor em Direito Canônico e na Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma, onde é mestre em Teologia Dogmática. Em 1 de maio de 1985, Giambattista Diquattro ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé. Serviu em nunciaturas apostólicas e missões diplomáticas na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália. Em 12 de maio de 1987, o Papa João Paulo II concedeu-lhe o título honorário de Capelão de Sua Santidade. (Monsenhor). Mais tarde, Giambattista Diquattro foi empregado na Secretaria de Estado do Vaticano. Em 2 de abril de 2005 recebeu a nomeação a arcebispo titular de Giru Mons e núncio apostólico no Panamá, pelo Papa João Paulo II. Presidiu sua ordenação episcopal o até então Cardeal Secretário de Estado, Angelo Sodano, em 4 de junho daquele ano; os co-cosagrantes foram o núncio apostólico na Itália e San Marino, Dom Paolo Romeo e o Bispo de Ragusa, Paolo Urso. Diquattro foi o último clérigo italiano a servir durante o pontificado de João Paulo II que recebeu a nomeação episcopal. Já em 21 de novembro de 2008, o Papa Bento XVI o nomeou a núncio apostólico na Bolívia. Em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou núncio apostólico na Índia e no Nepal. Em 29 de agosto de 2020, foi nomeado Núncio Apostólico no Brasil". Segundo Dom Marcos Antonio Tavoni, nosso Bispo Diocesano, a visita do Senhor Núncio Apostólico fortaleceu ainda mais os vínculos de unidade e de comunhão com a Igreja Universal, favorecendo uma maior proximidade da Santa Sé e do Papa Francisco com as Igrejas particulares, com suas bases. (PASCOM - Bom Jesus-PI)