06/01/2020

- Texto e Foto - Ronaldo Figueiredo - Redenção do Gurgueia.

Após quase 09 anos à frente da Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa em Redenção do Gurguéia, Pe. José Dino despediu-se dos paroquianos na noite deste domingo, 05, durante missa na igreja-matriz.Padre José Dino foi transferido por sua congregação para cidade de Bom Jesus, sede Regional, onde assumirá como Pároco a Paróquia da Catedral Nossa Senhora das Mercês e Reitoria do Santuário Bom Jesus da Boa Sentença. Assumirá a Paróquia em Redenção o Pe. Atenagoras Carvalho.

Pe. Zé Dino, como é mais conhecido, agradeceu aos representantes das comunidades ali presente, as autoridades, ao Prefeito Municipal Dr. Macaxeira, ao Vice Prefeito Dr. Arlei Borges, aos Vereadores, as lideranças políticas, aos secretários de pastas, as instituições, através de seus representantes como ADECOR e Rádio Redenção FM, por todo apoio e parceria durante todos estes anos.

         Neste último dia 04 de dezembro em comemoração ao aniversário da cidade, a Câmara de Vereadores concedeu Titulo de Cidadão Redencense ao Padre, não apenas pelo trabalho sacerdotal, o que faz como missão, mas por toda dedicação ao povo de Redenção independente de seguimento religioso, por todo trabalho social e principalmente pela forma simples e eficaz de ser um mediador, um líder, um homem que não mediu esforços em trabalhar o espiritual e social em todas as comunidades. Durante a celebração como parte das homenagens, também foi lhe concedido a Chave da Cidade.

         Em sua fala o Prefeito Municipal Dr. Macaxeira, disse da gratidão por tudo que o Padre fez em Redenção do Gurguéia, por ser um líder com capacidade de discernimento, de transformar uma informação “turbilhada” em algo para o bem, mediando conflitos, conduzindo seu povo para um caminho luz.

         Representantes da paróquia prestaram sua homenagem fazendo uma espécie de prestação de contas, exaltando os feitos do Padre a frente desta Igreja.

         Para eles, Pe. José Dino, com competência e eficácia desenvolveu os trabalhos religiosos, conduzindo, aprimorando, ampliando, criando e inovando. Como exemplo o aprimoramento dos festejos nas Zonas Rurais, melhorou o Templo, desde o piso, bancos, forros e refrigeração, dando mais comodidade. A criação de novos grupos e novas pastorais. Inovação com a pacificação, o tratamento, o acolhimento, a cortesia, a humildade, a aceitação.

         Finalizaram agradecendo pelo exemplo de pessoa e desejando que outros recebam também o que aqui nos deu e plantou com muito amor.

FONTE: PORTAL MEIO NORTE - REDENÇÃO DO GURGUEIA-PI