03/04/2019

Em consonância com o Projeto Missionário, Sistema Pastoral Integral da Nova Evangelização(SINE), a Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Parnaguá, realizou, neste domingo(31) de março, o primeiro Encontro de Comunidades  do ano de 2019. O encontro teve abertura às 8h com a Celebração Eucarística, na Igreja Matriz, presidida pelo Pároco,  Pe.Crisóstomo; em seguida na Escola Paroquial foi partilhado o café da manhã e posteriormente deu-se inicio as palestras com os seguintes temas: Solidariedade Social, Formação de Comunidades e os Elementos que Devem ser Vividos em Comunidade, Eucaristia, Fonte e Ápice da Vida Cristã  e Dízimo, Devolução dos Frutos do Nosso Trabalho. Outro ponto alto do encontro foi o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

O SINE está implantado na Paróquia de Parnaguá desde outubro de 2013. O Encontro das Pequenas Comunidades acontece de três em três meses e tem como objetivos: o louvoranimação, o diálogo, dinâmicas de integração, o  ensino pelo pároco abrangendo diversas temáticas sobre a fé cristã, vivência sob o Senhorio de Jesus Cristo, além de  vivificar o discipulado missionário e fortalecer os vínculos de fraternidade entre os irmão e irmãs.

Colaboraram na exposição dos temas : Carmelita Quirino de Oliveira Fernandes(Solidariedade Social),Jucilene Gonzaga Rodrigues(Dízimo, frutos do nosso trabalho),Dilná Lustosa Mousinho(Formação das Pequenas Comunidades) e o Pe.Crisóstomo (Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã).

O Encontro foi organizado pelo Ministério de Comunidades que tem os seguintes membros: Talitha Lustosa Alencar Rulka, Maria Lima da Silva Cunha,  Ana Cristina  da Silva Cunha e Rodrigo Fé, com a assessoria e supervisão da Ir. Marilene Castro e o Pe.Crisóstomo P. de Oliveira.

O que é uma  Pequena Comunidade: A Pequena Comunidade é o nível da base da Igreja, o nível de maior integração, intensidade e intimidade de comunhão, constituída por poucos membros(12 a 15), de forma permanente, como células da grande comunidade paroquial( Puebla, 641) e que se reúnem, não no templo, mas em uma sala normal de uma casa.

É formada por pessoas evangelizadas( Atos 2, 38-42), na sétima semana do curso de “Pastoral de Seguimento”, depois dos temas sobre comunidade. E ao final do curso a comunidade começa a reunir-se na casa de um dos membros. Pelo modelo neotestamentário da comunidade,  esta se forma depois de seus membros haverem vivido a evangelização no Retiro Querigmático. O eixo e centro da comunidade é Jesus Cristo como Senhor, o fator de comunhão é o Espírito santo que os tem congregado, sendo a Alma da Comunhão e o Motor para a missão.

Texto: Talitha Rulka

Fotos: Ivanete Lima e Ana Melo