16/09/2019

A devoção a Nossa Senhora das Mercês é uma tradição muito especial na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Quando a Prelazia foi criada, houve dificuldade em encontrar quem viesse para esta região. O Papa Bento XV recorre aos Mercedários (ordem de Nossa Senhora das Mercês) e a eles foi confiada a evangelização nestas terras.

A Congregação traz consigo a Devoção à Virgem das Mercês e na medida que a missão vai acontecendo, vão surgindo comunidades e Paróquias que têm Nossa Senhora das Mercês como Padroeira.

Atualmente além de diversas comunidades, existem três Paróquias dedicadas a Virgem das Mercês: Paróquia Catedral, pois Nossa Senhora das Mercês é Co-padroeira da Diocese, Paróquia de Avelino Lopes e Palmeira do Piauí.

A festa acontece do dia 15 a 24 de setembro e, todos os anos esta festa aumenta, cada vez mais devotos vão ao encontro de Maria com o título de Nossa Senhora das Mercês.

Neste dia (15) de setembro mais uma vez estas comunidades acordaram cedo, para desde a alvorada, iniciar o novenário dedicado a Maria, a Virgem das Mercês.

Em Bom Jesus, com Alvorada e fogos, o dia começa com grande expectativa, pois serão dias de fé, alegria e muita oração. Houve uma caminhada e em seguida Missa na Catedral presidida pelo Pe. José Valdo. No final do dia houve uma grande procissão motorizada com a Imagem de Nossa Senhora até a Catedral, logo em seguida houve a primeira noite de festa.

Em Avelino Lopes, da mesma forma, missa, alvorada, carreata e ainda uma procissão motorizada pelas ruas das cidades, iniciando com zelo o novenário animado pelo Pe. Jucélio.

Também em Palmeira do Piauí, os devotos desde o início da manhã fizeram alvorada, procissão e missa presidida pelo Pe. Atenágoras.

Fotos: As fotos são das três paróquias.

PASCOM  - BOM JESUS