26/02/2020

'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação"_(1Cor 5,20s).

Orientações litúrgicas

importantes para o tempo da Quaresma que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive:

1. Durante este tempo é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais é permitido para sustentar o canto. Com excessão do Domingo Laetare (4o. Dom da Quaresma), bem como as solenidades e festas;
 2. A cor do tempo é roxa. No domingo _Laetare_ , pode-se usar cor-de-rosa (IGMR, n. 308f);
 3. Em todas as Missas e Ofícios, omite-se o Aleluia;
 4. Nas solenidades e festas somente, como em celebrações especiais, diz-se o _Te Deum_ e o Glória;
 5. As memórias obrigatórias que ocorrem neste tempo podem ser celebradas como facultativas (Cf. Anotações Gerais 2.4). Não são permitidas missas votivas.

A Celebração de Cinzas se realiza na missa, na Celebração da Palavra ou no Ofício Divino. As cinzas utilizadas no rito devem ser preparadas previamente, com a queima  dos ramos distribuídos na Celebração do Domingo de Ramos do ano anterior. A cruz de cinzas que os celebrantes impõem sobre a testa ou cabeça do fiel é símbolo de penitência, de arrependimento e conversão.
A homilia da celebração de Cinzas é um momento propício para enfatizar-se a Campanha da Fraternidade que este ano de 2020 tem por tema "Fraternidade e vida: Dom e compromisso", e lema: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34).
Um excelente tempo de preparação, uma boa caminhada!
 Dom Marcos Antonio Tavoni - Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia e Referencial Regional para a Pastoral Litúrgica