13/09/2020

- DOM MARCOS ANTONIO TAVONI

“Senhor, quantas vezes devo perdoar?”  (Mt 18, 21)

Ofensas? A primeira vez, tudo bem! Pensamos: “ estamos sujeitos às falhas, somos humanos”.  Uma segunda vez a gente até se segura, e tolera revidar, mas a terceira vez? Não. Aí já é demais! 

Esse é o nosso cálculo raso para desculpar quem nos ofende ou nos prejudique. Geração estopim curto, sociedade tolerância zero! Diante das contrariedades e contrários, infelizmente, o mundo só aprendeu a contar até três e isso quando consegue, um paganismo puro, os gentios vivem (Mt 5,46).

O conceito de sociedade no cristianismo não se baseia no reacionismo, nem muito menos numa resignada aceitação de tudo que nos é imposto. O cristão não é um ser alienado dos seus direitos e deveres e que vive à margem do mundo. Ao contrário, ele é fiel à verdade, luta pela justiça, defende a vida e é muito consciente do seu papel transformador, mas diferentemente do homem que não conhece a Deus, ele busca promover a paz, a reconciliação e luta pela fraternidade.

O Cristão autêntico jamais estará isento de ofensas, calúnias e perseguições. E se realmente autêntico, não usará das mesmas armas do inimigo, ao lhe responder não descerá ao seu nível, não pagará o mal recebido com a mesma moeda (Sir 27,33-28,9; cf.: Rm 12,17). O cristão verdadeiro, seguindo os ensinamentos do Mestre, deverá responder ao mal que recebe com o bem que realiza e sua própria vida testemunhará a seu favor (Mt 5, 38-39).

Quantas vezes deve-se perdoar? Temos uma medida dada por Deus? Não!  Muito pelo contrário! Jesus, no Evangelho deste domingo, está nos ensinando que o perdão deve ser dado sempre. Não apenas desculpar, tolerar e conviver indiferente, mas perdoar (Mt 18,21-35)

Perdão é compreensão do outro segundo a visão que Deus tem sobre ele. Amar, perdoar e seguir em frente sempre perdoando, não é tarefa fácil.  Somente Deus ama e perdoa incondicionalmente, por isso a necessidade de receber de sua graça e iluminação a força para conviver com as diferenças, falhas e pecados dos que caminham ao nosso lado. É na Comunidade cristã, através da Palavra Deus e da Eucaristia, numa vida de oração, que o cristão alimenta a sua fé. Somente a constante experiência de se deixar amar e sentir-se amado por Deus é que nos dá a chance de abrir-se para o amor ao outro, para uma sociedade melhor, um mundo mais fraterno, mais irmão. 

 OREMOS : Perdoa, Senhor de infinito amor e bondade, todo e qualquer tipo de prejuízo que eu tenha praticado ao longo de minha existência, contra quem quer que seja, Ilumina os corações e as mentes dessas pessoas que sofreram por minha causa e faz com que  também eles possam me perdoar Amém !

 BOM DOMINGO !


Deus nos ilumine e proteja!
+ Marcos Antonio Tavoni 
Bom Jesus-PI