25/03/2021

Ao aproximar-se as celebrações dos mistérios pascais que nos trouxeram a salvação, a Igreja Particular de Bom Jesus do Gurguéia-PI, divulga comunicado de como os seus fiéis deverão seguir os passos de Jesus durante esta Semana Santa, de 2021, ainda em tempos de Pandemia. Confira o Comunicado de Dom Marcos Antonio Tavoni, nosso Bispo Diocesano e as normas sugestivas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para todo o país.

SEMANA SANTA

ORIENTAÇÕES PARA A

Diocese de Bom Jesus do Gurguéia

Em tempos de pandemia”

Bom Jesus-PI, 25 de março de 2021, na

Solenidade da Anunciação do Senhor

Irmão e irmãs;

Saudações de muita saúde e paz!

Mediante a situação de prolongamento das medidas de quarentena estabelecidas pelas Autoridades da Saúde, devido a uma nova onda de contágio do COVID-19, e considerando-se as primeiras regras, detalhadas, de prevenção, contidas em nossos dois primeiros Comunicados Diocesanos, para o início da pandemia, em 2020; levando-se em consideração, ainda, as observações litúrgicas feitas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, orientamos sobre o procedimento litúrgico da Semana Santa de 2021:

1. Procissão de Passos – Não acontecerão procissões enquanto perdurarem as regras de restrição, evitando-se aglomerações, devendo-se oferecer aos fiéis outras opções de devoção pessoal como, por exemplo, a contemplação dos mistérios da paixão, do santo rosário ou a contemplação das dores de Maria;
  2. Domingo de Ramos – Não haverá procissão antes da Missa. A Coleta da Solidariedade (CF – 2021) deverá acontecer e ser incentivada, recordando que 60% ficará à disposição do Fundo de Solidariedade Diocesano e 40% enviado para o Fundo Nacional de Solidariedade. Os recursos que ficarem na Diocese serão aplicados às atividades de combate à pandemia, junto aos mais vulneráveis;
  3. Missa do Crisma e da Unidade – Será realizada na terça-feira, dia 30/03, às 10h, na Catedral Diocesana, em Bom Jesus;
  4. Quinta-feira Santa – Na Missa da Ceia do Senhor sejam omitidos os lava-pés e a procissão de translado do Santíssimo após a comunhão;
  5. Sexta-feira Santa – No momento da Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Oração Universal, seja acrescentado uma intenção especial pelas pessoas que se encontram em situação de perda, de doentes e falecidos, vítimas do novo coronavírus. A Coleta para os Lugares Santos deverá acontecer, como de costume.

O Ato de adoração através do beijo da cruz seja feito apenas pelo celebrante principal; já para o povo, observe-se a fórmula simples que traz o Missal Romano;

6. Vigília Pascal – Omita-se a bênção na fogueira fora da Igreja. O Círio deve ser preparado e aceso no interior do  templo, seguido das aclamações “Eis a Luz de Cristo!”; a Liturgia da Palavra deverá ser abreviada, segundo as normas litúrgicas.

Observação: As celebrações da Semana Santa de 2021 sejam realizadas apenas na Igreja Catedral e nas igrejas paroquiais (Matriz), com a participação presencial, restrita, dos fiéis, segundo a capacidade de cada templo e seguindo às normas de distanciamento e de higiene, como até o presente momento, bem aplicadas.

Na medida do possível, as celebrações sejam transmitidas pelos meios de comunicação, para facilitar a participação dos fiéis que por motivos restritivos permaneceram em suas casas.

Para um maior detalhamento do desdobramento da liturgia, considere-se o conteúdo das orientações, da CNBB, que segue anexo a esse Comunicado Diocesano.

Agradecido, exorto a todos para que, juntos, de forma sistemática e responsável, possamos trabalhar na prevenção e no combate pela erradicação desse mal que nos assola.

Nossa Senhora das Mercês rogue por nós, nossas famílias e toda a humanidade, livrando-nos das pragas e de todos os perigos.

Fraternalmente,

Dom Marcos Antonio Tavoni