18/08/2017

- Seminarista Zorenilton

Aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 16 a 21 de julho, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, o 9º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Formise) Nacional. O curso reuniu ao longo dessa semana, mais de 60 seminaristas de todos os regionais da CNBB. O Regional NE4 foi representado pelos seminaristas Zorenilton Tavares, da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, Francisco Ramires e Allef, da Diocese de Picos.

Com o objetivo de intensificar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal a programação incluiu reflexões e debates, grupo de estudo, plenário e testemunhos missionários.

O 9º Formise Nacional esteve em sintonia com a preparação do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado no mês de setembro em Recife (PE). Essa caminhada de conjunto visa dar respostas aos desafios da formação missionária na Igreja.

Inspirados na nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento da Congregação para o Clero, publicado em dezembro de 2016, e ajudado por assessores, o curso abordou as dimensões espiritual e comunitária do presbítero, a missão na vida do presbítero e a formação integral para uma Igreja em saída.

O seminarista Zorenilton cursa o 2º ano de teologia, fala da importância do curso para os seminaristas: “o curso esteve em consonância com o rosto missionário de Cristo, para os futuros presbíteros essa realidade é de fundamental importância, pois, trata-se do que é essencial a Igreja, a alegria missionaria do evangelho. A Igreja não tem uma missão, ela é missão. Nós somos missão de Deus no mundo.

A espiritualidade do presbítero missionário é a sua configuração a Cristo Bom Pastor em comunhão com o presbitério. A missão acontecesse quando o missionário tem uma profunda amizade com Deus, a partir daí é possível fazer boas amizades no itinerário missionário. É importante ressaltar que com a formação pautada pela escuta da palavra de Deus se inaugura um novo olhar a partir da fé: Deus fala misturado nas coisas, os olhos enxergam as coisas, mas a fé enxerga Deus que fala em tudo que acontece.

Foi um momento de formação e oração, é preciso ter cada vez mais a consciência de que não é missionário e nem se faz missão sem oração. Nos testemunhos sobre as experiências missionarias dos seminaristas e padres foi possível ver o quanto nossa Igreja é rica em comunhão. Compartilhamos também de nossa diversidade cultural espalhada pelo Brasil. Rezo para que sejamos sempre pessoas de uma profunda cultura missionaria”.

O 9º Formise Nacional foi promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário  (CCM), em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (Osib).