14/09/2017

 

O Mês da Bíblia iniciou-se no Brasil em 1971 como um espaço privilegiado para aprofundar um livro ou tema bíblico. Em 2016 refletimos sobre o livro de Miqueias e em 2017 temos a oportunidade de estudar e rezar a Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses. Conforme os últimos anos, o tema e o lema, à luz do Documento de Aparecida, foram escolhidos pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras instituições bíblicas, dentre elas o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas). Para este ano o tema é “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta aos Tessalonicenses” e o lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8). 

ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

Existem diversas formas de estruturar a Primeira Carta aos Tessalonicenses. Resumidamente, podemos subdividir seus cinco capítulos nas seguintes partes: ● Primeira parte: cabeçalho, saudação e ação de graças pela fé, esperança e caridade da comunidade de Tessalônica (1,1-10). ● Segunda parte: encorajamento diante das dificuldades específicas da vida cristã (2,1–4,12). ● Terceira parte: instruções sobre a vinda gloriosa de Jesus Cristo (parusia) e o destino dos mortos (4,13–5,11). ● Quarta parte: exortações e bênção final (5,12-28). 

SUBSIDIO PARA ESTUDO E ENCONTROS BÍBLICOS

O subsídio contém quatro encontros e cada um é precedido por um texto preparatório sobre o texto bíblico abordado. Ao final, inclui uma celebração de encerramento que pode ser preparada no grupo ou em comunidade. O primeiro encontro reflete sobre a identidade cristã, que é revelada a partir da fé, da esperança e do amor, virtudes que sustentam a vida pessoal e da comunidade (1Ts 1,2-10). O tema da edificação do trabalho como dignidade para a vida (4,9-12) é abordado no segundo encontro. Nota-se que o apóstolo evidencia a importância do sustento humano proveniente das próprias mãos, realizado com honestidade, evitando a ociosidade desnecessária. A vinda do Senhor e a crença na ressurreição são os temas do terceiro encontro, elementos que revelam a esperança cristã (4,13–5,11). O quarto encontro retrata a comunidade cristã, vivida na alegria, em oração e no discernimento (5,12-22). O último encontro é reservado para a celebração de encerramento, fazendo memória dos quatro encontros anteriores. Rezaremos 1Ts 2,3-8, texto que iluminou o lema do Mês da Bíblia deste ano: “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida”.

Desejamos que estes encontros sejam realizados na fé operante, caridade laboriosa e esperança constante no Senhor Jesus Cristo (cf. 1,3).

 

FONTE: PAULINAS